Honda quer levar ficção científica para os veículos do futuro

A ideia é utilizar os recursos de realidade aumentada para transformar a janela dianteira em uma espécie de painel de controle

A imagem de Tom Cruise no filme "Minority Report: A Nova Lei" deslizando os dedos no ar para controlar um computador é talvez uma das mais emblemáticas do cinema quando o assunto é ficção científica. E, se depender da Honda, o que assistimos há alguns anos no cinema pode se tornar realidade em um futuro muito próximo.

A empresa realizou uma apresentação durante a GPU Technology Conference 2013, evento que aconteceu na semana passada na cidade de San Jose, nos Estados Unidos. Victor Ng-Thow-Hing, do Instituto de Pesquisas da Honda, localizado no Vale do Silício, foi quem apresentou os planos da companhia para os próximos anos.

A ideia é utilizar os recursos de realidade aumentada para transformar a janela dianteira em uma espécie de painel de controle, com ícones que podem auxiliar o motorista na direção do veículo. Uma intersecção na estrada, por exemplo, poderia aparecer na cor verde diante do veículo, enquanto um caminho cujo tráfego é intenso seria revelado na cor vermelha.

Victor destacou ainda que uma equipe de quatro pessoas está utilizando displays como protótipos para garantir que tudo esteja seguro. A montadora está utilizando o NVIDIA UI Composer, que auxilia a empresa a entregar imagens 3D e animações mais realistas.

Por Wikerson Landim/ TecMundo