Harley-Davidson poupa tempo utilizando modelos 3D em motocicletas

Montadora utiliza equipamentos originalmente desenhados para criação de filmes e jogos e ganha tempo no processo de produção.

Para criar um novo componente para um modelo de Harley-Davidson são necessárias apenas algumas horas. A revelação foi feita por Mathew Gueller, designer industrial sênior da companhia, durante a GPU Technology Conference 2013, realizada na semana passada.

Ele revelou ainda que, aos poucos, a empresa começa a abrir mão das ferramentas tradicionais de design, que incluem protótipos e modelos que requerem um manuseio mais lento, em prol da modelagem 3D e da impressão tridimensional – um processo que pode demorar menos do que 24 horas.
 
A equipe de Gueller conta com oito pessoas e utiliza a suíte Autodesk de aplicativos, incluindo softwares como 3D Studio Max, Maya, Mudbox e Alias, todos eles rodando em estações de trabalho equipadas com GPUs NVIDIA Quadro e Tesla. “No final das contas, podemos economizar vários meses de desenvolvimento em novas motocicletas”, finalizou.
 
Por Wikerson Landim/ TecMundo