A 3M, por meio de sua divisão de abrasivos, anuncia o lançamento de uma nova geração de produtos chamados Abrasivos de Alto Desempenho 3M Cubitron durante a Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec) 2024, que acontece de 7 a 11 de maio no São Paulo Expo. Eles utilizam o pioneiro Grão Cerâmico Microrreplicado de Alta Precisão 3M (PSG) – um aperfeiçoamento da Tecnologia 3M de microrreplicação – para formar mineral abrasivo em formato piramidal, com pontas mais afiadas e definidas que facilmente “deslizam” através do metal, gerando menos calor, cortando mais rápido e durando mais do que o grão abrasivo convencional.
Entre as novidades está a nova geração de Correias Abrasivas 3M Cubitron 3, que proporcionam uma velocidade de corte até 86% maior em comparação com o abrasivo cerâmico convencional. Voltadas para processos de lixamento, elas possibilitam o aumento da produtividade, têm maior durabilidade, trabalham com menor geração de calor e exigem menos pressão, reduzindo a descoloração do metal e risco de trinca por tensão. Além disso, a camada adicional 3M Super Size reduz o calor do processo durante o desbaste de inox, titânio e metais especiais. Podem ser usadas no desbaste de canal de fundição, operação de desbaste pesado, de calibragem pesada, biselamento, remoção de solda, em sistemas semiautomatizados de desbaste rápido e sistemas de desbaste robótico e automatizado, e para a realização de chanfro em peças tubulares. Os substratos ideais para o produto são aço inoxidável, ligas de cobalto e níquel, titânio, aço carbono e ferro fundido. Proporcionam até 40% mais de material removido comparado com as Correias Abrasivas 3M Cubitron II 984F.
Continua depois da publicidade |
A segunda novidade que a 3M apresenta na Feimec são os Discos de Fibra 3M Cubitron 3. Disponíveis em dois modelos, o Disco de Fibra 3M Cubitron 3 1182C 36+ e o Disco de Fibra 3M Cubitron 3 1187C, 36+, foram desenvolvidos para oferecer ainda mais velocidade e durabilidade aos Abrasivos de Alto Desempenho 3M Cubitron 3. Os produtos têm foco na priorização da segurança do operador, maximização da sustentabilidade e ampliação da eficiência na realização do trabalho. São ideais para aplicações de desbaste pesado. A durabilidade e velocidade de corte também geram economia ao longo do tempo, pois permitem minimizar a troca do disco abrasivo. Em cada aplicação, o produto desbasta com mais liberdade e em temperaturas mais baixas, ajudando a reduzir tempos de trabalho, fadiga do operador e retrabalho. Ambos são destinados para as indústrias de fabricação de metal, fabricação de máquinas e estaleiros.
O Disco de Fibra 3M Cubitron 3 1182C 36+ é ideal para desbaste em aço carbono e proporciona até 60% maior velocidade de corte e maior remoção de material na comparação com a versão anterior, o Disco de Fibra 3M Cubitron II 982C 36+. Já o Disco de Fibra 3M Cubitron 3 1187C, 36+ é recomendado para desbaste em aço inoxidável e, além das vantagens oferecidas pelo modelo 1182C 36+, possui também o aditivo grinding aid, que reduz o risco de descoloração causada por danos térmicos em metais sensíveis ao calor.
Os Discos de Corte e Desbaste 3M Cubitron 3 são mais um lançamento apresentado pela empresa. Projetados para trabalhos diários, eles ajudam a reduzir custos de fabricação sem arriscar resultados.
Os Discos de Desbaste 3M Cubitron 3 são duráveis e de corte rápido, exigem menos pressão em aplicações pesadas de desbaste e remoção de solda. Em comparação aos Discos de Desbaste 3M Cubitron II, possibilitam 50% maior durabilidade e taxa de corte 14% maior. Se comparador à concorrência, oferecem 33% menos vibração mão-braço e 43% menos ruído.
Os Discos de Corte 3M Cubitron 3 são projetados para oferecer um corte mais rápido e vida útil mais longa para redução de custos operacionais. Possuem embalagem que melhora o desempenho pois os protege da umidade, estendendo a vida útil do produto. Na comparação com os Discos de Desbaste 3M Cubitron II, permitem alcançar durabilidade três vezes superior, 33% menos vibração mão-braço e taxa de corte 10% maior.
Gostou? Então compartilhe: