Logomarca Indústria 4.0

Relatório Hexagon: Desafios de dados ameaçam inovação na indústria manufatureira

A grande maioria dos fabricantes enfrentam problemas com dados que sufocam a inovação e o tempo de entrada no mercado, revela novo relatório da Hexagon

Por: Redação CIMM      11/03/2024 

Um novo relatório da Hexagon, divulgado na última quinta-feira (7), revelou que a indústria manufatureira enfrenta desafios significativos relacionados à qualidade e disponibilidade de dados, ameaçando a inovação e a competitividade global. Segundo a pesquisa global conduzida pela Hexagon em parceria com a Forrester Consulting, 98% dos fabricantes relataram enfrentar pelo menos um problema com dados dentro de suas organizações.

Esses desafios estão impulsionando problemas na implementação de tecnologias avançadas, como gêmeos digitais, automação e inteligência artificial (IA), que são cruciais para impulsionar a eficiência operacional e a agilidade no mercado.

“É irônico que a manufatura tenha inventado a automação e as práticas ágeis que estão impulsionando a transformação nos negócios em outras indústrias e agora esteja lutando para se transformar - mas isso porque alcançar a digitalização em toda a cadeia de valor da manufatura é um desafio muito real, complexo e humano. Os gêmeos digitais são cruciais para tornar as fábricas inteligentes, eles permitem que as equipes resolvam problemas em diferentes departamentos, inovem, e esses mesmos dados de alta qualidade sustentam supercarregadores de produtividade como IA e robótica", destacou Josh Weiss, presidente da divisão de Inteligência de Manufatura da Hexagon.

Os problemas com dados também estão impactando a colaboração e a produtividade no local de trabalho, com 97% dos fabricantes enfrentando desafios nesses aspectos. Isso pode afetar a capacidade das empresas de inovar e responder rapidamente às necessidades dos clientes, prejudicando sua competitividade no mercado.


Continua depois da publicidade


A maioria dos líderes empresariais percebe que uma melhor colaboração pode melhorar a qualidade do produto (88%), o tempo de entrada no mercado (86%), e também melhorar a sustentabilidade - com 82% dos entrevistados acreditando que uma melhor comunicação entre equipes de design e manufatura pode reduzir significativamente o desperdício de material e emissões, segundo a Hexagon. Apesar disso, quase três quartos (71%) dos líderes empresariais estão preocupados com a falta de sinergia entre suas equipes de design e manufatura.

Além disso, a pesquisa revelou que cerca de 40% dos fabricantes estão ficando para trás em automação, correndo o risco de perder para os concorrentes que priorizam a produtividade orientada por dados e automação. Para os líderes em digitalização, a vantagem é clara, com maior capacidade de inovar e abordar talentos escassos.

Apesar dos desafios, há um reconhecimento da importância da qualidade e disponibilidade de dados para impulsionar a eficiência operacional, aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de forma mais rápida. Fabricantes líderes em digitalização estão investindo em tecnologias avançadas de automação, como a IA, para impulsionar a produtividade nos próximos anos.

A pesquisa global, que entrevistou mais de 500 líderes da indústria manufatureira, ressalta a necessidade premente para os fabricantes enfrentarem os desafios relacionados aos dados e adotarem plenamente a transformação digital como forma de manterem sua competitividade no mercado atual. A implementação de mudanças tanto culturais quanto técnicas em toda a organização é fundamental para superar esses obstáculos, impulsionando a inovação e a eficiência em meio ao cenário global da indústria manufatureira.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: