Logomarca Indústria 4.0

Indtechs brasileiras fazem participação inédita na 4YFN, em Barcelona

As indtechs brasileiras Hedro, Digimet e InfiniteFoundry representaram o país, que pela primeira vez teve representantes no evento de inovação 4YFN, no Mobile World Congress.

Por: Karina Pizzini/ Especial CIMM e Ind4.0      06/03/2024 

O movimento de internacionalização das indtechs brasileiras continua a conquistar reconhecimento global, com uma participação notável na Espanha. Três indtechs que se destacaram no BiG 2023 - Brazilian Indtechs in Germany 2023 - foram selecionadas pelo Findeslab e marcaram presença no 4YFN, evento de startups que ocorreu dentro do Mobile World Congress (MWC), a maior feira mundial de conectividade, na última semana, em Barcelona. 

O programa de internacionalização de indtechs BiG 2023 tem gerado uma série de desdobramentos significativos, tanto em âmbito nacional quanto internacional, continuando a pavimentar o caminho para a tecnologia brasileira no mercado externo. Entre esses avanços, destaca-se a seleção inédita de indtechs brasileiras - Hedro, Digimet e InfiniteFoundry -, formada por participantes do BiG 2023, para integrarem o prestigioso programa de inovação BIND4.0, além do convite para expor e participar do 4YFN/MWC. 

“Esta experiência fortalece a certeza de que a jornada de internacionalização apoiada por instituições sérias e competentes se torna ainda mais empolgante e produtiva", disse Fábio Henrique Andrade, Head de Marketing da Digimet, uma das indtechs selecionadas para expor na 4YFN. “Agora estamos acelerando ainda mais o nosso trabalho comercial aqui na Espanha”.

Nos últimos 18 meses a Digimet tem intensificado sua estratégia de internacionalização. Andrade conta que a participação em eventos como a Basque Open Industry 2023, em Bilbao, e eventos de inovação em Barcelona como o 4YFN, tem levado a startup a receber muitas avaliações positivas, gerando grandes expectativas de negócios para o futuro.

Apesar de não poder enviar um representante presencialmente, a InfiniteFoundry participou virtualmente do evento. “Foi bem interessante porque tivemos vários contatos, mesmo virtual", disse Bruno Eisenberg, cofundador da indtech. A empresa teve a oportunidade de conversar com empresas como a Gestamp, empresa global de componentes automotivos; a Novo Nordisk, renomada empresa na área farmacêutica; e a Volkswagen Autoeuropa, uma das principais fábricas de automóveis do grupo Volkswagen, contou Eisenberg animado com os contatos gerados e as oportunidades geradas com a participação no evento.


Continua depois da publicidade


Uma delas foi a seleção para o programa Santander X 100. A InfiniteFoundry ficou entre as dez finalistas do Santander X Global Challenge, o que lhes rendeu a participação no programa de aceleração de startups Santander X 100, oferecendo uma oportunidade de aumentar a visibilidade da indtech, fazer contatos com especialistas e investidores do setor e garantir recursos vitais para seu crescimento.

Representantes das indtechs brasileiras posam com a equipe do Consulado do Brasil em Barcelona, no 4YFN. Imagem: Claudio Goldbach

Para Cássio Barbosa, fundador da Hedro, a participação da empresa na 4YFN-MWC foi crucial, sobretudo por estarem entre as primeiras startups brasileiras a participar do evento. Barbosa destacou a importância do Brasil se posicionar como um fornecedor de tecnologia para a indústria 4.0, indo além de ser apenas um fornecedor de commodities. Para ele, a indústria 4.0 é uma oportunidade para o Brasil embarcar em uma nova Revolução Industrial, aproveitando a cultura de tentativa e erro e rápida inovação.

“Nos convidar a expor uma tecnologia brasileira em uma feira de tecnologia em Barcelona, para mim é uma demonstração interessante de dois aspectos da indústria 4.0: institucional e mercadológica”, disse Barbosa.

De fato, o Consulado Geral do Brasil em Barcelona desempenha papel fundamental como apoiador significativo na internacionalização das indtechs brasileiras. O comprometimento do Itamaraty em respaldar iniciativas de internacionalização, como o BiG 2023, por exemplo, e a promoção da tecnologia brasileira em eventos internacionais, como o 4YFN-MWC, reforça o papel essencial das instituições diplomáticas na promoção do potencial global das inovações tecnológicas brasileiras.

Claudio Goldbach, conselheiro de inovação e idealizador do BiG, esteve em Barcelona e conversou com Luis Fernando Machado, Chefe do Setor de Promoção Tecnológica e Comercial do Consulado do Brasil em Barcelona, e Pedro Henrique Lopes Borio, Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona, sobre a importância da presença brasileira no evento. 

Confira a entrevista no vídeo abaixo:

 

 

A participação inédita das indtechs brasileiras, apoiada pelo Consulado Geral do Brasil em Barcelona, é destaque na cobertura exclusiva do Canal Ind4.0, que contou com o apoio em campo do idealizador do programa de internacionalização de indtechs brasileiras BiG, Claudio Goldbach, e apoio da Hedro, com a edição de vídeo de Julia Galdino. 

Gostou? Então compartilhe: