Logomarca Indústria 4.0

Santo André ganha novo ambiente para desenvolver a Indústria 4.0

Por: Renan Muniz/Parque Tecnológico de Santo André      28/04/2021 

A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André, irá disponibilizar estrutura para as empresas desenvolverem seus processos industriais com tecnologias de Indústria 4.0. A iniciativa divulgada no dia 28 de abril, às 9h, em um workshop on-line e gratuito para discutir os benefícios e implicações da Indústria 4.0 e apresentar o Smart Testbed UFABC, que oferecerá às empresas industriais um ambiente para capacitação, desenvolvimento de testes de conceito e prototipagem vinculados às tecnologias da Indústria 4.0.

Para realizar a inscrição para participar do workshop, basta acessar o site do workshop.

O Smart Testbed da UFABC vem sendo desenvolvido desde 2019, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e atua como uma “fábrica inteligente”, com a aplicação das tecnologias de Manufatura Aditiva, Digital Twin, Simulação, IoT (Internet das Coisas), Robô Colaborativo, Sistema de Visão, Realidade Virtual, RFID (Rastreabilidade), MES (Manufacturing Execution System).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, não só a cidade, mas também a região poderá se fortalecer industrialmente com a iniciativa.

“Segundo o Seade, praticamente 21,3% do PIB de Santo André vem da indústria. Isso é quase o dobro da média brasileira que vem sofrendo forte processo de desindustrialização. Estamos certos que Santo André e a nossa região pode aumentar ainda mais seu protagonismo industrial com a inserção definitiva na era da Indústria 4.0. A fantástica iniciativa da UFABC, na figura de seus professores Ugo Ibusuki e Franciane Silveira, com apoio da ABDI e do Parque Tecnológico de Santo André, dá um passo importante nessa direção: coloca para os empresários industriais da nossa região um caminho facilitado para entender e adotar novas tecnologias que vão ajudá-los a ter seus processos mais eficientes, competitivos e melhor preparados para competir globalmente. Esse é um dos papéis fundamentais da nossa Secretaria, que trabalha diariamente para conectar os interesses da academia, com poder público e iniciativa privada, podendo promover assim mais investimentos, além de geração de melhores empregos e renda na cidade”, disse Banzato.


Continua depois da publicidade


A iniciativa também tem como parceiros o Itescs (Instituto de Tecnologia de Santo André), Coalização Digital ABC, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, SAE Brasil e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.

Parque Tecnológico de Santo André

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.

O Parque conta com os serviços como: Bureau de Serviços Tecnológicos, Hub de Inovação e, futuramente, o CIte (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Santo André).

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.

Gostou? Então compartilhe: