Logomarca Indústria 4.0

Indústria em Joinville é projetada para ser referência em indústria 4.0

Por: Krona      25/03/2021 

A nova fábrica da Krona Tubos e Conexões, em Joinville (SC), aposta em automação e inovações tecnológicas para ser referência na indústria 4.0. O projeto, que busca contribuir para a melhoria do posicionamento do Brasil no cenário mundial da chamada 4.0, uniu o setor privado e o meio acadêmico e tecnológico de Santa Catarina para trabalhar no projeto. O país ocupa a 71ª posição, num total de 141 países avaliados pelo Fórum Econômico Mundial em 2019.

A equipe de engenharia da Krona trabalha em colaboração com players do ecossistema de inovação, dentre eles startups, universidades, institutos de tecnologia e associações de fomento à tecnologia, que ajudam a viabilizar a implementação dos conceitos de Indústria 4.0 com objetivo de melhorar performance, reduzir custos e aumentar a produtividade.

“Estamos aplicando conceitos da industria 4.0 em escala industrial, sendo possível auferir ganhos em produtividade, redução de custos e previsibilidade de paradas. O desafio é ser referência nessa implementação”, pontuou Israel Furtado, gerente de Engenharia da Krona.

Nova unidade tecnológica

Com 2 mil metros quadrados, a fábrica foi instalada no Perini Business Park, em Joinville (SC). O investimento final será de R$ 15 milhões com geração de aproximadamente 140 empregos diretos. A unidade será 100% conectada, com monitoramento dos equipamentos em tempo real via internet e dados armazenados em nuvem, o que permitirá o acompanhamento remoto.

A análise dessas informações possibilitará, por exemplo, a previsão de eventuais falhas e atuar preventivamente. Outra novidade será a presença de robôs nos sistemas automatizados de montagem. A Krona prevê o início do funcionamento da nova unidade de produção ainda em março de 2021.

O diretor industrial da Krona, Edson Fritsch, explica que o desafio das empresas no cenário de muitas transformações tecnológicas e mudanças de comportamento de consumo intensifica-se a cada dia e exige respostas rápidas, precisas, alta flexibilidade e total integração dos times para entregar resultados sustentáveis a todas as partes interessadas. “Nosso DNA carrega esta mensagem e desafia nosso time a fazer cada dia melhor”, finaliza Edson.

Indústrias Krona

A Krona possui outras duas unidades em Joinville, onde foi criada há 26 anos, e uma terceira em Marechal Deodoro (AL), com um total de 1.700 colaboradores. Situada entre as maiores do país no setor, subiu 43 posições no ranking das mil maiores empresas brasileiras, de acordo com a 20ª edição do anuário Valor 1000 do jornal Valor Econômico.


Continua depois da publicidade


"O Ágora cumpre sua função de conector da tríplice hélice para gerar inovação a empresas e entidades que estão em nosso entorno. Assim, aproximamos academia, mercado e sociedade às demandas de uma grande empresa que busca não apenas desenvolvimento tecnológico, mas também uma rede que estimule o desenvolvimento de políticas de inovação e novos negócios", afirmou Jean Vogel, diretor executivo do Ágora, que faz parte do projeto.

Conforme levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a implementação da Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 a estimativa é que os custos industriais tenham uma redução de pelo menos R$ 73 bilhões/ano no país a partir dos ganhos de eficiência, redução nos custos de manutenção de máquinas e no consumo de energia.

Gostou? Então compartilhe: